A dengue é uma doença potencialmente grave, causada por um vírus e transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti. A vacina da dengue teve sua comercialização autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Epidemiológica) em dezembro de 2015. Por ser uma vacina relativamente recente, estudos ainda estão sendo feitos para determinar sua eficácia e segurança para aprimorar as indicações da vacina.
Do que protege?
Infecções causadas pelos 4 subtipos da dengue (1, 2, 3 e 4)
Do que é feita?
A vacina é feita com vírus vivo atenuado.
Qual o local de aplicação?
A vacina é aplicada através de injeção, por via subcutânea
Qual o esquema de doses?
São recomendadas três doses com intervalo de 6 meses entre elas. A necessidade de doses adicionais de reforço ainda está em estudo.
Para quem está indicada?
Crianças e adultos que atendam às três condições abaixo:
– 9 a 45 anos de idade
– Moradores de áreas endêmicas para dengue (municípios onde 70% da população ou mais já foi infectada por um dos 4 subtipos da dengue)
– Já terem sido infectados por um dos 4 subtipos da dengue (como existem doenças com sintomas semelhantes aos da dengue, recomenda-se que esse dado seja confirmado através de exames laboratoriais, que devem ser solicitados pelo médico)
Para quem está contraindicada?
– Pessoas que apresentem alergia grave a algum dos componentes da vacina
– Por tratar-se de vacina de vírus vivo atenuado, é contraindicada para pessoas que apresentem alguma deficiência do sistema imunológico (causada por doença ou uso de medicamentos); bem como gestantes ou mulheres amamentando.
– Pessoas sem infecção prévia pelo vírus da Dengue
Quais são as possíveis complicações?
– Mais de 10% dos vacinados apresentam: dor de cabeça, no corpo, no local da injeção, mal-estar, fraqueza e febre
– Entre 1 e 10% dos vacinados apresentam: vermelhidão na pele, hematoma, inchaço e coceira no local da injeção
– Menos de 1% dos vacinados apresentam: aumento de gânglios, tontura, enxaqueca, náuseas, dor articular e sintomas gripais
– A vacina NÃO causa a doença, no entanto, estudos apontam que pessoas que nunca tiveram contato com o vírus e recebem a vacina tem maior chance de desenvolverem formas mais graves da doença caso venham a ser infectadas pelo vírus (por isso a contraindicação da vacina nesses casos).
Onde pode ser encontrada?
– A vacina não é atualmente disponibilizada pelo Ministério da Saúde, podendo ser encontrada apenas em clínicas particulares.
– Se você acredita que o seu filho tem indicação para receber a vacina, recomenda-se que seja feita uma avaliação médica prévia
Fontes:
SBIM, Anvisa e Bula da Vacina (Dengvaxia)