O que já sabemos?
Existem hoje mais de 150 projetos de pesquisa sendo desenvolvidos pelo mundo, dentre esses projetos temos os seguintes destaques:
- Existem hoje mais de 150 projetos de pesquisa sendo desenvolvidas pelo mundo.
- 20 desses projetos já estão em fase de teste com humanos,
- 2 deles já estão na 3º fase de teste, o último passo para se ter registro e regulamentação para teste em massa.
- 200 voluntários estão recebendo doses de teste na UNIFESP com vacinas vindas da pesquisa da Universidade de Oxford, pesquisa mais avançada.
- 890 voluntários foram selecionados para teste da vacina vinda da china em parceria com a Sinovac Life Science, os testes devem começar hoje, dia 21/07 no HC de São Paulo.
O que acontece com a urgência na produção de uma vacina?
Devido a pandemia e a urgência por vacina, alguns processos estão sendo mais acelerados.
Nunca se teve tanto dinheiro investido na pesquisa e no desenvolvimento de uma vacina. Em geral se demora 15 anos para o desenvolvimento de uma vacina, a previsão é de se ter a vacina até o final do ano ou início de 2021.
A corrida pela vacina tem suas decepções, o fato de termos vacinas na 3º fase de teste, apesar de ser uma ótima notícia, não significa que teremos a cura, segundo o vice-presidente da ABRASCO, 60% das vacinas na fase 3 não chegam a fase de venda. O fato do Brasil está participando dos testes não da a ele o direito de receber a vacina caso venha a dar certo. Isso é de responsabilidade das grandes indústrias farmacêuticas e seus investidores, seja particular ou governamental. Mas assim como outros países, o Brasil está monitorando toda a evolução de perto, para poder garantir sua vacina o mais breve possível. O Brasil tem sim tecnologia suficiente para produzir sua vacina, sem depender de outros países. A Fiocruz tem trabalhado na pesquisa de uma vacina contra a COVI19
O que acredita a WHO?
A Organização Mundial de Saúde (WHO) acredita na produção da vacina ainda esse ano para alguns milhões de pessoas, e cerca de 2 bilhões de vacinas em 2021. Não se sabe ainda se a vacina será a solução para essa pandemia. Uma coisa é certa, não se pode perder a esperança, o fato de varias vacinas estarem em desenvolvimento, ajuda caso alguma venha a falhar, outra já estará sendo testada, até se chegar a uma cura.