Bebês prematuros: O que você precisa saber sobre vacinação!

Dr. Luke

Dr. Luke

O App que ajuda pais e mães a organizar as vacinas dos filhos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Chamamos de prematuros ou pré-termos os bebês nascidos com menos de 37 semanas de gestação. Estudos demonstram que essas crianças são mais susceptíveis a infecções graves, visto que apresentam menor concentração de anticorpos circulantes e sistema de defesa mais imaturo. Isto torna a vacinação um recurso ainda mais importante para a proteção desses bebês!

Diferentemente do que muitos acreditam, não há motivos para não se vacinar ou adiar o procedimento nos prematuros. Devemos, no entanto, nos atentar para algumas especificidades, especialmente naqueles nascidos com menos de 28 semanas gestacionais ou menos de 1Kg: 

Condição clínica: a vacinação deve ser adiada em casos de infecções graves ou distúrbios metabólicos (situações em que a criança deverá estar hospitalizada).

Local de aplicação: devido ao escasso tecido celular subcutâneo, dá-se preferência a aplicação por via intramuscular, normalmente, no músculo lateral da coxa.

Doses: devem ser aplicadas as doses habituais, não se deve aplicar doses fracionadas.

Calendário: com exceção da BCG, que só deve ser aplicada em crianças com mais de 2Kg, o calendário vacinal deve ser realizado de acordo com a idade cronológica da criança. Não há contraindicação para o uso de vacinas com vírus vivos, exceto quando o bebê se encontra hospitalizado. 

Eventos adversos: buscando diminuir a frequência de eventos adversos, recomenda-se a aplicação de alternativas acelulares à vacina pentavalente (ex. Vacina Hexavalente). Além disso, algumas fontes sugerem o uso de anti-inflamatórios cerca de 30 minutos antes da aplicação dessa vacina. Em caso de dúvida, consulte o seu médico para verificar se há essa necessidade. 

É importante lembrar que, além do bebê, é necessário que a família e outras pessoas que convivem com ele também estejam adequadamente vacinados, o que diminui o risco de transmissão de infecções. Além disso, o leite materno é outra importante ferramenta na proteção do bebê, como discutido em outro post do blog.  

É relatada uma alta taxa de atraso vacinal nos prematuros, o que é bastante preocupante, já que, como dito anteriormente, essa é uma população de risco. Se você é mãe de uma criança que nasceu prematura, ajude a mudar esse cenário, atentando-se para as datas adequadas da vacinação, que estão presentes no app Dr.Luke. 

 

Fonte:

Sociedade Brasileira de Pediatra

Compartilhe e ajude outros pais!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também:

Logo Dr. Luke

Guarde para sempre as vacinas do seu baby.

Baixe hoje nosso aplicativo e comece a proteger a saúde da sua família.