Mamães que estão amamentando podem se vacinar?

Dr. Luke

Dr. Luke

O App que ajuda pais e mães a organizar as vacinas dos filhos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Se você está amamentando, ou conhece alguma mamãe que esteja nessa fase, esse texto é para você!

A resposta para essa pergunta é: Depende! Isso porque existem diferentes tipos de vacina, então vamos ajudar você a entender um pouco melhor sobre esse tema.  

É muito importante que as mamães sejam vacinadas, porém é necessário atentar-se principalmente a vacina de febre amarela, que é feita de vírus vivos atenuados. Essa vacina não costuma ser recomendada para mulheres que estejam amamentando, isso porque elas podem sim transmitir o vírus para o bebê através do leite, por este motivo recomenda-se que aguarde até a criança completar 6 meses de vida para uma vacinação segura. 

Caso a família viva em uma área de risco a essa doença, uma alternativa é a interrupção do aleitamento pelo prazo de dez dias após a imunização, período em que o vírus ainda pode ser liberado no leite. Uma estratégia para que o bebê não fique sem o seu alimento mais importante é fazer uma pré-estocagem de leite materno para consumo durante esse período. Outra dica importante é a mulher continuar a fazer a retirada deste leite e descartá-lo,  evitando que produção de leite seja afetada.

Então, mamães que ainda amamentam, não esqueçam: Sempre consulte um médico antes de se vacinar! Por meio da análise e exame do seu acompanhamento médico, ele saberá aconselhá-la da maneira mais segura e assertiva, tanto para você, quanto para seu filho. 

Compartilhe e ajude outros pais!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe seu comentário!

Veja também:

Logo Dr. Luke

Guarde para sempre as vacinas do seu baby.

Baixe hoje nosso aplicativo e comece a proteger a saúde da sua família.