Se você está amamentando, ou conhece alguma mamãe que esteja nessa fase, esse texto é para você!
A resposta para essa pergunta é: Depende! Isso porque existem diferentes tipos de vacina, então vamos ajudar você a entender um pouco melhor sobre esse tema.
É muito importante que as mamães sejam vacinadas, porém é necessário atentar-se principalmente a vacina de febre amarela, que é feita de vírus vivos atenuados. Essa vacina não costuma ser recomendada para mulheres que estejam amamentando, isso porque elas podem sim transmitir o vírus para o bebê através do leite, por este motivo recomenda-se que aguarde até a criança completar 6 meses de vida para uma vacinação segura.
Caso a família viva em uma área de risco a essa doença, uma alternativa é a interrupção do aleitamento pelo prazo de dez dias após a imunização, período em que o vírus ainda pode ser liberado no leite. Uma estratégia para que o bebê não fique sem o seu alimento mais importante é fazer uma pré-estocagem de leite materno para consumo durante esse período. Outra dica importante é a mulher continuar a fazer a retirada deste leite e descartá-lo, evitando que produção de leite seja afetada.
Então, mamães que ainda amamentam, não esqueçam: Sempre consulte um médico antes de se vacinar! Por meio da análise e exame do seu acompanhamento médico, ele saberá aconselhá-la da maneira mais segura e assertiva, tanto para você, quanto para seu filho.